top
topada



Receba nossas informações.
  Email: 
Artigos

Artigos


O GUARDIÃO DO ESCURO

O Guardião do Escuro
Aquele que ninguém vê, mas está lá. Aquele que não se pronuncia, mas diz tudo. O que se cobre com o véu da noite e arde como o fogo. Aquele que é quente demais para qualquer um chegar perto. Aquele que tem duas faces: a de Deus e a do Diabo.
Muitas formas de falar desse senhor maravilhoso e arretado: Ogum Xoroquê. É Ogum? É Exú? Ele carrega as duas vibrações, é um híbrido. Muitos dizem ser Exú na qualidade de Ogum e vice-versa. Mas sua atuação está sobre os caminhos, mas não qualquer caminho: o da magia. É ele que supervisiona, e protege o que é arriado para que seus devidos donos recebam o que lhe foi agradado, punindo severamente os arruaceiros que desrespeitam qualquer ato sagrado.
Ogum Xoroquê é o senhor das porteiras, o dono de todas as chaves. Veja só: Se Ogum e Exú são dois senhores dos caminhos, que dirá aquele que carrega os dois. Então, a ele muito respeito e muito malême para nos proteger. Ele não tem uma mão que bate e a outra que afaga as duas batem e batem pesado. Em uma mão carrega a espada de Ogum e na outra o garfo de Exú. Ele é vermelho e azul. Cospe metal incandescente.
Dizem os antigos que ninguém que viu sua ira voltou pra contar a história, logo sua invocação deve ser feita com muito cuidado e respeito. É um Orixá EXTREMAMENTE QUENTE, carregado no dendê, e por isso não deve ter seu nome jogado por nada. Veste as cores dos dois Orixás que o compõem, o azul ( nele em um tom mais fechado, bem petróleo, quase preto) e o vermelho. Exímio feiticeiro conhece tudo, sabe tudo, fala com todos, todos lhe agradam, todos querem seus favores, desconfia de todos, pois conhece os corações.
Pai tenha sobre todos nós seu olhar misericordioso e saiba que quando erramos é tentando acertar. Malême e agô! Ogunhê! Laroiê! Salve Ogum Xoroquê!

Por MARCELO MORENO (Magia do Axé)
Jornal de Umbanda Sagrada

 

Rua Victor Meireles, Nº 291 -Final da rua (rua sem saída). Uberaba - Curitiba - Paraná. Cep: 81580-480
Ônibus: Canal Belem Praça Rui Barbosa descer no ponto final. 2ª Rua a Esquerda. COM ESTACIONAMENTO.
Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Guimaster Web Service