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ÁPÀOKA

Os mitos Yorùbá nos revela que esta Ìyágba também conhecida como Ìyá Nbanba, Ìyá Mo, Ìyá Òdé, entre tantos outros epítetos vivia juntamente com outras duas irmãs Ìyá Mepere e Ìyá Bokolo muito antes da fundação da cidade de Ketu em uma cova situada abaixo do Òpó méta três robustos troncos de mogno-da-guiné conhecido em Yorùbá com o nome de Ògànwó.
As três irmãs selaram um pacto de nunca dar o nascimento a uma criança neste mundo porém, Ìyá Apáòka não cumpre o prometido e juntamente com Òrìsà Oko dá a luz a um menino que mais tarde recebe o nome de Erinlè. Inlè como também é conhecido funda a Cidade de Ìlobùú entre outras obras na Terra retorna ao orun e regressa novamente ao àiyé no mesmo seio familiar onde desta vez recebe o nome de Òdé . Este é um dos grandes segredos da ligação entre Inle e Òdé. Aquele que possui Inlè deverá ter como complemento Òdé, mas não necessariamente o inverso.
Aqui no Brasil por diversas razões houve a necessidade de uma redefinição e conseqüentemente foi feita a substituição do mogno-da-guiné pela jaqueira denominada em Yorùbá de Tapónurin onde também foi designado o nome de Apáòka em razão de ser a morada da divindade do mesmo nome. De suma importância devo ressaltar que a jaqueira é uma árvore originária da Índia e introduzida na Bahia por volta do século XVIII. Suponho que o tamanho e o porte da jaqueira foram de fundamental importância para a efetiva substituição. Todas as árvores são sagradas por natureza embora para que se possa prestar culto a esta divindade a mesma deverá receber os ritos litúrgicos onde consiste em plantar o àse ou acomodar os segredos de Ìyá Apáòka; depois de ser sacralizada o tronco desta é adornado com um laço de tira branca e uma talha de três alças da qual sustenta um arco e flecha em ferro forjado. Nos Terreiros de Candomblé esta árvore divide o espaço com espécies variadas, como também "assentamentos" e emblemas de certos Òrìsàs, num local denominado Agbo de Òsóòsì Oru Gboru Òdé do qual representa a "floresta africana" de fundamental importância, pois a mesma não se encontra dissociada da vivência cotidiana dos africanos em geral. Anualmente esta árvore recebe o sacrifício de animais com a finalidade de revitalização de seu àse, ocasião esta que a torna objeto de um culto especial. Quanto ao culto à Ìyá Mepere e Ìyá Bokolo não se encontram vestígios, esta perdido na diáspora assim como inúmeras outras divindades.

Ìgbasé Kill T'Òsún

 

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